fbpx
contato@doencasdepelebrasil.org.br

Episódio 14 – Psoríase e saúde mental em tempos de Covid-19

Em tempos de pandemia muitas pessoas estão sofrendo de depressão, ansiedade, medo da morte, entre outros transtornos psicológicos. Por outro lado, pesquisas apontam que o stress físico e emocional são desencadeadores de diferentes doenças de pele. No caso da doença psoriásica, o campo emocional comprovadamente afeta os pacientes, como ideação suicida, isolamento, vergonha, falta de aceitação e outras manifestações.

Por um lado, stress físico e emocional são gatilhos que desencadeiam crises da doença, por outro a própria doença causa transtornos psicológicos. Por isso, é fundamental cuidar também o psicológico destes pacientes.

O ideal é que o paciente de doença psoriásica tenha um tratamento amplo, desde a pele até o psicológico, sem contar demais áreas da saúde que também devem ser acompanhadas pelas possíveis comorbidades geradas nos pacientes graves.

No 14º episódio do podcast “Doenças de Pele”, conversamos com o dermatologista Dr. Wagner Galvão e com a psicóloga Héricka Zogbi sobre a saúde mental dos pacientes com doença psoriásica em tempos de Covid-19.

O Dr. Wagner Galvão é dermatologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Ele também foi o criador do primeiro Centro Municipal de Psoríase da capital paulista.

A Dra. Héricka Zogbi atua em psicologia clínica e é psicoterapeuta de orientação psicanalítica. Em sua tese de doutorado estudou os impactos da psoríase na saúde mental dos pacientes e, assim, conheceu a Psoríase Brasil há mais de uma década.

Ouça “Psoríase e saúde mental em tempos de Covid-19” no Spreaker.

Leia também