fbpx

Nossa História

A Psoríase BrasilAssociação Brasileira de Psoríase, Artrite Psoriásica e de outras Doenças Crônicas de Pele – é uma entidade sem fins lucrativos de atuação nacional fundada em 2000. Nosso objetivo é lutar pelos direitos dos pacientes ao acesso a políticas públicas de saúde, disseminar informações relativas à doença psoriásica e a outras doenças crônicas de pele e diminuir o preconceito.

As ações da Psoríase Brasil visam buscar o acesso universal ao diagnóstico e ao tratamento às doenças, seja no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelos planos privados de saúde (ANS). Para isso, a entidade realiza advocacy com parlamentares e demais atores da administração pública e privada, cria e impulsiona campanhas, busca mobilizar os pacientes através da conscientização de seus direitos e das possibilidades de participação nas decisões sobre políticas públicas acerca de sua doença, realiza pesquisas e cadastros de pacientes, entre outras iniciativas.

A Associação se baseia no Relatório Global da Psoríase da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em 2014, e do qual o Brasil é signatário, para guiar suas atividades focadas aos pacientes com doença psoriásica.

A Psoríase Brasil desenvolve seu trabalho de forma absolutamente autônoma e apartidária, buscando parcerias e apoios para a realização de projetos pontuais. A entidade conta com um time de médicos especialistas, que atuam de forma voluntária auxiliando na causa, um Conselho Científico e uma equipe técnica multidisciplinar responsável por executar os projetos sob a coordenação da direção da Associação.

A Associação promove Audiências Públicas; cria Frentes Parlamentares de nível nacional, regional e local; realiza eventos nacionais e internacionais; promove inúmeras campanhas pela incorporação de medicamentos pelo SUS e planos privados de saúde; realiza campanhas pelo Dia Mundial da Psoríase; auxilia na elaboração de Projetos de Lei, fiscaliza a disponibilidade de tratamentos na rede pública, entre outras ações.

Desde 2020 o trabalho foi ampliado e incorporou-se à causa da psoríase novas doenças crônicas de pele.