fbpx

Doença Psoriásica

doencas psoriasica

O que é

doencas psoriasica

É uma doença inflamatória, sistêmica, crônica e autoimune, que causa placas avermelhadas espessas na pele, cobertas por escamas esbranquiçadas ou prateadas. Podendo apresentar coceira, dor, queimação e descamação, nos locais onde surgem as lesões é comum a manifestação de inchaços, bem como rigidez nas articulações. A doença afeta profundamente a qualidade de vida dos pacientes, indo muito além da questão estética da pele. Apesar de não ser contagiosa, a psoríase influencia a autoestima e a qualidade de vida do paciente em suas atividades diárias.

A causa da doença é genética, ocorrendo um desequilíbrio imunológico, mas fatores ambientais e o estresse podem ser agravadores. A psoríase pode ser transmitida para as próximas gerações de uma família, pois a genética influencia em cerca de 30% dos casos. A enfermidade afeta pessoas de qualquer idade, mas acontece principalmente na faixa etária entre os 15 e os 35 anos.

Sua gravidade é variável, sendo capaz de apresentar desde formas leves e facilmente tratáveis até casos muito extensos, que levam à incapacidade física, acometendo também as articulações. Existem vários tipos de psoríase e essas variações dependem da localização e das características das lesões. A psoríase pode causar sérias comorbidades como artrite psoriásica, doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, doenças inflamatórias intestinais, uveitis, dislepidemia, depressão, entre outras. 

Tipos

Psoríase em Placas

É a forma mais comum da doença, caracterizada por lesões de tamanhos variados, delimitadas e avermelhadas, com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas que surgem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos.

Psoríase Artropática

Pode estar associada a comprometimento articular. Surge de repente com dor nas pontas dos dedos das mãos e dos pés ou nas grandes articulações como a do joelho.

Psoríase em Gutata

Pequenas lesões localizadas, em forma de gotas, associadas a processos infecciosos. Geralmente, aparecem no tronco, braços e coxas (bem próximas aos ombros e quadril) e ocorrem com maior frequência em crianças e adultos jovens.

Psoríase Eritrodérmica

Acometimento de mais de 90% da superfície corporal, de caráter subagudo ou crônico e comprometimento do estado geral. Pode ocorrer por piora da psoríase em placas ou pustulosa generalizada e, raramente, como manifestação inicial da doença.

Psoríase Ungueal

Surgem depressões puntiformes ou manchas amareladas, principalmente nas unhas da mãos.

Psoríase Invertida

Lesões mais úmidas, localizadas em áreas de dobras. Também aparecem no couro cabeludo, joelhos e cotovelos.

Psoríase Pustulosa

Aparecem lesões com pus nos pés e nas mãos (forma localizada) ou espalhadas pelo corpo.

Psoríase Palmo-Plantar

As lesões aparecem como fissuras nas palmas das mãos e solas dos pés.

Sintomas

– Manchas ou placas avermelhadas com escamas secas, esbranquiçadas ou prateadas;

– Pequenas manchas escuras ou brancas, que surgem de forma residual após as lesões;

– Coceira moderada ou severa;

– Sensação de queimação, ardência e dor.

Tratamentos

O paciente de psoríase pode e deve conviver normalmente com outras pessoas. Até o momento, não existe uma cura para a doença. Porém, com os tratamentos disponíveis é possível controlar os sintomas, melhorando muito a qualidade de vida dos pacientes. Os tratamentos disponíveis atualmente variam de medicações tópicas (cremes e pomadas) e fototerapia (banhos de luz) à medicações orais e injetáveis;

A escolha do tratamento depende de vários fatores, como gravidade da doença, idade e sexo do paciente, localização das lesões, entre outros. Por isso, é fundamental que o paciente procure um especialista, pois é necessário a análise de cada caso para essa decisão.

– Tratamento tópico – medicamentos em cremes e pomadas, aplicados diretamente na pele. Podem ser usados em conjunto com outras terapias ou isoladamente, em casos de psoríase leve;

– Tratamento sistêmico – medicamentos em comprimidos ou injeções, geralmente indicados para pacientes com psoríase de moderada a grave e/ou com artrite psoriásica;

– Tratamento biológico – medicamentos injetáveis, indicados para pacientes com a doença moderada a grave. Existem diversas classes de tratamentos biológicos para psoríase já aprovados e disponibilizados no SUS. São eles: adalimumabe, etanercepte, infliximabe e secuquinumabe;

– Fototerapia – consiste na exposição da pele à luz ultravioleta de forma consistente e com supervisão médica, sendo essencial sua realização por um profissional especializado.

Prevenção e cuidados

– Alimentação balanceada;

– Prática de atividade física;

– Acompanhamento psicológico, já que a doença pode ter um impacto significativo na qualidade de vida e na autoestima do paciente, vindo a piorar o quadro;

– O paciente nunca deve interromper o tratamento prescrito sem autorização do médico, pois tal atitude pode piorar a psoríase e agravar a situação.

Referências: www.psoriasis.org 

Cadastro nacional de pessoas
com doenças de pele

Participe do Cadastro Nacional. É muito importante reunirmos informações e dados para buscar a melhora do acesso ao diagnóstico e aos tratamentos. Você contribuirá com nossa luta pela criação e aperfeiçoamento de políticas públicas, pesquisas e projetos. Nossa Política de Privacidade mantém o compromisso de sigilo aos dados.
Psoríase e Artrite Psoriásica