fbpx

Hidradenite Supurativa

hs

O que é

hs

É uma doença crônica, inflamatória e recorrente que ocorre na pele, sendo a inflamação associada ao folículo piloso, lugar onde são formados os pelos do corpo. Novas pesquisas sugerem que em alguns casos pode acontecer uma infecção bacteriana secundária. Apesar de o fator genético não estar comprovado, é comum que mais de uma pessoa da família seja acometida pela Hidradenite Supurativa (HS).

É importante ressaltar que os nódulos da Hidradenite Supurativa (HS) são muitas vezes confundidos com furúnculos ou com a foliculite, o que acaba atrasando o diagnóstico em anos. Em média, o paciente leva 12 anos para chegar ao diagnóstico correto.

A HS não é contagiosa e ainda não há cura para ela. Porém, quem é acometido pela moléstia não deve se desesperar, pois existem tratamentos que amenizam os sintomas e espaçam as inflamações. Por isso, procurar um dermatologista é fundamental, pois é ele quem vai saber como melhor tratá-lo e quais os medicamentos indicados para cada caso e grau das lesões.

Estágios e gravidade da doença

Hurley I: é o grau mais leve e inicial, muito confundido com furúnculos por apresentar abscessos únicos ou múltiplos, sem a presença de fístulas e cicatrizes. Eles vêm, drenam e depois somem.

Hurley II: grau moderado, também podem ser abscessos únicos ou múltiplos, mas já recorrentes, ainda são mais espaçados e com presença de fístulas e cicatrizes.

Hurley III: grau mais grave, o qual os abscessos têm um envolvimento difuso, as fístulas e cicatrizes estão interligadas por toda a área afetada.

Sintomas

Aparecimento de nódulos e abscessos que são desencadeados em razão da inflamação, podendo evoluir com o tempo para cicatrizes e lesões mais agressivas, se não tratados. As áreas mais acometidas são as regiões das axilas, virilha, inframamárias, genitais e glúteos. Mas, existem casos de pacientes com lesões no rosto, cabelo, barriga e outras partes do corpo.

Tratamento

O tratamento da HS deve ser multidisciplinar, tendo como base as áreas de dermatologia, nutrição e psicologia.

Dermatologia: Médico dermatologista que vai fornecer o diagnóstico, o tratamento clínico e os medicamentos que o paciente deve usar, entre eles anti-inflamatórios, corticoides, antibióticos tópicos e orais, imunobiólogicos e cirurgias. Tudo vai ser avaliado pelo especialista.

Nutrição: Estudos recentes mostram que alguns alimentos estão associados ao processo inflamatório nos pacientes com HS. Assim, consultar um nutricionista para orientar o que é mais indicado para o paciente ingerir é fundamental.

Psicologia: Importante procurar um psicólogo, já que a doença mexe com a autoestima e com o emocional. Inclusive este profissional irá auxiliá-lo na questão da aceitação e da readaptação de hábitos de vida para viver melhor.

Dependendo da gravidade da doença podem ser necessários outros profissionais como fisioterapeutas para ajudar na mobilidade ou na reabilitação após processo cirúrgico, caso seja prescrito.

E com as novas terapias como a fotobiomodulação, oxigenoterapia, entres outros tratamentos podem ser incluídos mais uma gama de profissionais.

Prevenção e Cuidados

Existem diferentes fatores que devem ser observados, pois a Hidradenite Supurativa é uma doença multifatorial.

Obesidade: A porcentagem de gordura corporal alta em quem tem excesso de peso para quem tem uma condição inflamatória é muito ruim, já que a gordura em excesso pode ser um gatilho para desencadear futuras inflamações.

Tabagismo: Já comprovado em estudos que a incidência de HS em fumantes é maior do que em não fumantes.

Hormonal: Principalmente em mulheres, os excessos de hormônios podem agravar bastante as crises da HS.

Psicológico: Estresse, ansiedade e depressão podem desencadear novas lesões e agravar as existentes.

Alimentação: estudos mostram que uma alimentação anti-inflamatória prescrita por um nutricionista pode auxiliar e muito na qualidade de vida dos pacientes, inclusive com seu retrocesso.

Referência: Ebook “Guia definitivo para o portador de Hidradenite Supurativa”, produzido por Melissa Santos e Sol Soares, portadoras de HS.

Medicamentos ofertados pelo SUS:

Fármacos:

– Fosfato de clindamicina  
– Cloridrato de tetraciclina 
– Doxiciclina 

– Cloridrato de clindamicina 
– Rifampicina 
– Adalimumabe

Medicamento ofertado pelos Planos de Saúde:

– Adalimumabe
Faça o download do PDF aqui.

DÚVIDAS FREQUENTES

1 – A hidradenite é contagiosa?
Não! É uma doença inflamatória crônica, ou seja, está associada a irregularidades no próprio sistema imunológico do organismo.

2 – Há cura?
Não, porém nem todos os casos são progressivos. O ideal é procurar tratamento o mais rápido possível.

3 – Perder peso ajuda?
Estudos mostram que a hidradenite supurativa está associada ao excesso de peso e que a gravidade da doença aumenta proporcionalmente ao grau de obesidade.

No caso da obesidade, a perda de peso pode ajudar a melhorar o estado geral de saúde.

4 – A hidradenite é genética?
Existe uma predisposição genética para a hidradenite supurativa. Efetivamente, um terço dos doentes têm antecedentes familiares da doença.