fbpx
contato@doencasdepelebrasil.org.br

Instalação da Frente Parlamentar do RS e Audiência Pública no Estado

Mal iniciou o ano Legislativo e a Psoríase Brasil já esteve reunida nesta quarta-feira (07/02) com o deputado estadual do RS, Dr. Thiago Duarte. Acompanhada de sua equipe técnica, a presidente da associação, Gladis Lima, e o deputado — futuro presidente da Frente Parlamentar pelas Doenças Crônicas e Autoimunes de Pele — definiram algumas metas a serem trabalhadas a fim de melhorar as políticas públicas no Estado voltadas aos pacientes com enfermidades como doença psoriática, dermatite atópica, hidradenite supurativa, vitiligo, urticária crônica espontânea, entre outras.

O encontro resultou na decisão de realizar uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa do RS na data em que for instalada a Frente Parlamentar. Dentre os temas a serem abordados inicialmente na Audiência Pública, estão: 
  • Implementar a Lei 15.953 que visa estabelecer uma política de atenção aos pacientes com doença psoriática desde a busca pelo diagnóstico célere e correto até o acesso aos tratamentos ofertados pelo SUS. A lei foi criada na última legislatura a partir da proposta encaminhada pela ex-deputada estadual do RS Fran Somensi a partir da criação da Frente Parlamentar pela Psoríase, mas não foi implementada.
  • Buscar estabelecer diálogo com a Secretaria Estadual de Saúde do RS para viabilizar a implementação da Lei.
  • Visar a incorporação no IPE Saúde (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul) do tratamento com Adalimumabe no Protocolo de Atendimento aos pacientes com hidradenite supurativa. O medicamento já faz parte do roll de tratamentos a outras doenças pelo plano de saúde, mas não a estes pacientes que padecem com uma doença severa como a hidradenite supurativa. 
  • Melhorar as políticas públicas voltadas aos pacientes com doenças crônicas e autoimunes de pele, chamando à participar desta ação entidades como a SBD-RS, Defensoria Pública, Ministério Público, Governo do Estado, entre outras.

Esquerda-Direita: Dep. Dr. Thiago Duarte, Dep. Dr. Thiago Duarte, Gladis Lima, Roberta Reis e Ana Paula Dixon      |       Créditos: Victor Franciscatto/Divulgação
Esquerda-Direita: Dep. Dr. Thiago Duarte, Dep. Dr. Thiago Duarte, Gladis Lima, Roberta Reis e Ana Paula Dixon | Créditos: Victor Franciscatto/Divulgação

Leia também