fbpx
contato@doencasdepelebrasil.org.br

Guaíba (RS) projeta políticas públicas para doenças crônicas de pele

Com Frente Parlamentar aberta em 2022 e um Projeto de Lei que visa a instauração Política Municipal de Diagnóstico e Tratamento às pessoas com Doenças Crônicas de Pele no Âmbito do SUS, a cidade de Guaíba (RS), na região metropolitana de Porto Alegre, deverá acelerar os projetos de cuidado aos pacientes com psoríase e outras doenças crônicas de pele.

A vereadora Carla Vargas, presidente da Frente Parlamentar pela Psoríase e outras Doenças Crônicas de Pele do município gaúcho, esteve no escritório da Psoríase Brasil, na capital gaúcha, para tratar dos projetos para 2023. A parlamentar compôe a Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social da Câmara.

Junto com a presidente da associação, Gládis Lima, a parlamentar ressaltou  a importância de dar andamento ao Projeto de Lei Legislativo 046/2022, de autoria do vereador Rosalvo Duarte, atual presidente da Câmara Municipal de Guaíba, que institui a política pública de atenção aos pacientes com doenças crônicas de pele na cidade de Guaíba.

Ao término da reunião, Gládis Lima e a vereadora Carla Vargas acordaram de realizar uma audiência pública voltada a pacientes do município, capacitações aos profissionais de saúde e, futuramente, a aplicação de pesquisa sobre a incidência de doença psoriásica na população da cidade.

A Frente Parlamentar foi instaurada em 2022 pela vereadora após reunião com a Psoríase Brasil. A associação tem tido o apoio da médica dermatologista Paula D´Elia, que atua em Guaíba (RS) com temas de doenças de pele.

Leia também