fbpx
contato@doencasdepelebrasil.org.br

Gladis Lima é indicada ao Título de Cidadã Emérita de Porto Alegre

A presidente da Psoríase Brasil, Gladis Lima de Souza, é indicada pelo vereador José Freitas para receber o Título de Cidadã Emérita de Porto Alegre. A cerimônia acontece  dia 25 de abril, às 19h, no Teatro Glênio Peres, da Câmara Municipal de Porto Alegre. 

A presidente recebe o mérito durante a entrega do Prêmio Saúde é Prioridade (evento que o vereador fará para homenagear 10 profissionais da área).

Gladis é vice-presidente da Frente Parlamentar de Porto Alegre pelas Doenças Crônicas de Pele e recebe o Título de Cidadã Emérita de Porto Alegre devido ao seu trabalho incansável na luta por políticas públicas à causa. Ela conheceu o vereador José Freitas, na última legislatura do parlamentar e juntos criaram a Frente Parlamentar a qual o vereador é presidente e tem trabalhado muito pela causa. 

Gladis Lima é graduada em Administração de Empresas e trabalhou por mais de 20 anos desempenhando atividades em instituição financeira. Em 2000 começou a atuar em prol dos pacientes com psoríase, criando oficialmente a Associação Psorisul, em setembro de 2001. O trabalho de apoio aos pacientes de psoríase pela disseminação de informações, contra o preconceito e em busca da criação e execução de políticas públicas em saúde para tratamentos aos pacientes ampliou-se e, em 2010, Gladis Lima fundou a Psoríase Brasil – União das Associações de Portadores de Psoríase do Brasil. Desde então, reuniu instituições regionais do Brasil que trabalhavam pela causa da psoríase buscando desempenhar uma atuação cooperada e em rede entre as associações. 

Entre os anos de 2019 e 2020, a entidade ampliou sua atuação agregando outras doenças crônicas de pele como Vitiligo, Urticária Crônica Espontânea e Dermatite Atópica. Assim, em 2020 a Psoríase Brasil mudou seu Estatuto e passou oficialmente a se chamar Associação Brasileira de Psoríase, Artrite Psoriásica e de Outras Doenças Crônicas de Pele

O trabalho da Psoríase Brasil passou por processo de profissionalização e, hoje, conta com profissionais especializados e um Comitê Científico formado por médicos associados à Sociedade Brasileira de Dermatologia. A Psoríase Brasil tem projetos nacionais de advocacy, pesquisas, comunicação direta com pacientes, comunidade científica e agentes públicos, disseminação de informações, entre outras atividades.

Leia também