A Psoríase Brasil encaminhou um ofício à Frente Parlamentar (FP) pelas Doenças Crônicas de Pele de Minas Gerais solicitando auxílio para esclarecimentos sobre o aumento do tempo de resposta da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) para os pedidos de medicação dos pacientes com doenças crônicas e autoimunes de pele.
A entidade alerta que, desde março de 2024, os processos de análise de formulários e LME (Laudo para Solicitação/Autorização de Medicamentos) têm demorado entre 150 e 180 dias, impactando severamente o tratamento de doenças autoimunes e prejudicando a qualidade de vida dos pacientes.
Até o início de 2024, o tempo médio de resposta da SES/MG era de 30 dias, mas os atrasos reportados por médicos e pacientes estão causando uma espera prolongada, comprometendo o acesso aos medicamentos. A Psoríase Brasil enfatiza a urgência de uma resposta, já que essas doenças necessitam de tratamento contínuo para evitar complicações irreversíveis.
O deputado Dr. Wilson Batista, presidente da Frente Parlamentar, encaminhou no último dia 27/09 um ofício ao Secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais, Se. Fábio Baccheretti, solicitando esclarecimentos sobre a situação e buscando soluções para a normalização dos prazos de resposta.
Reforçamos que continuaremos acompanhando o andamento da questão e cobrando uma resposta célere em nome dos pacientes que aguardam tratamento.
Confira abaixo os ofícios encaminhados: