fbpx
contato@doencasdepelebrasil.org.br

Audiência Pública trata sobre a rede de atendimento aos pacientes de psoríase em Guaíba (RS)

A Câmara de Vereadores de Guaíba, cidade localizada na região Metropolitana de Porto Alegre (RS), promoveu no início da tarde desta segunda-feira, 22 de maio, a Audiência Pública “Os Desafios da Doença Psoriásica na Atenção Primária à Saúde”. A iniciativa foi da presidente da Frente Parlamentar pela Psoríase e Outras Doenças Crônicas de Pele, vereadora Carla Vargas, do presidente da Câmara, vereador Florindo Rodrigues, e da presidente da Psoríase Brasil, Gládis Lima. 

“Estou feliz de ver esta casa cheia de atores que fazem as coisas acontecerem dentro dos seus estabelecimentos de saúde, de diversos setores e áreas da cidade. Queremos sair daqui com políticas públicas de verdade através da articulação desta rede”, afirmou a vereadora Carla, na abertura do encontro. 

Em seguida, para uma plateia de servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégia Saúde da Família (ESF), representantes de outros setores da Secretaria Municipal de Saúde, portadores da doença e estudantes, Gládis fez uma retrospectiva de sua atuação à frente da Psoríase Brasil, destacando que luta em defesa dos pacientes há mais de 20 anos. 

 

 

“Brigar por políticas públicas tem sido a nossa bandeira e, graças a essa luta, já conquistamos protocolos clínicos para o tratamento da doença, além da inclusão de tratamento de alta tecnologia no atendimento do SUS e de planos de saúde”, elencou. A presidente lembrou que o diagnóstico precoce é a chave para que esses pacientes possam ter mais qualidade de vida e, por isso, compartilhou com o grupo uma experiência exitosa que a entidade vem realizando em parceria com o município gaúcho de Esteio. 

“Estamos na fase final de um estudo epidemiológico naquele município. Através de uma capacitação, os agentes de saúde aplicaram um questionário na cidade que permitiu ampliar significativamente o diagnóstico em novos pacientes, não só de psoríase, mas de outras doenças de pele”, explicou. A partir da pesquisa, hoje, 1,6 mil novas pessoas aguardam atendimento especializado em Esteio. A proposta de Gládis, é que o estudo também possa ser aplicado em Guaíba. “Levaremos estes dados para Brasília, em outubro, e Guaíba pode se tornar a segunda cidade no país a desenvolver este trabalho”, adiantou.

Apoio do município

A secretária de Saúde de Guaíba, Eliane Ribeiro, relatou que hoje todos os pacientes são atendidos na Atenção Básica e encaminhados para atendimento especializado. No ano passado, conforme Eliane, dos 90 mil atendimentos realizados na Atenção Básica no município, cerca de 300 foram registrados com o CID da doença psoriásica. “Estamos lutando para que um dos cincos ambulatórios que serão construídos junto ao nosso hospital, seja para o atendimento de doenças dermatológicas”, adiantou.

Médica dermatologista, Paula D´Elia, que atua como servidora de Guaíba especialista em doenças de pele, falou sobre os riscos do diagnóstico tardio, incorreto e dos reflexos do tratamento inadequado para a saúde dos pacientes, muito além dos impactos da doença na pele. “Relatório da Associação Brasileira de Dermatologia estima que a psoríase atinge 1,3% da população no país e 1,8% no Rio Grande do Sul, prejudicando a vida laboral e as atividades da vida diária dessas pessoas, por isso a necessidade de se estabelecer políticas públicas”, completou. 

 

Também tiveram fala na Audiência Pública, o presidente da Associação Guaibense de Psoríase, Luiz Carlos dos Reis, a vice-presidente do Conselho Municipal da Saúde (Comusa), Patrícia Malanga, além do vereador Rosalvo Duarte, autor dos projetos de lei que instituíram a Semana de Conscientização e Apoio à Pessoas Portadoras de Psoríase, em outubro, e o estabelecimento de políticas públicas para o diagnóstico precoce e tratamento da psoríase no SUS (Sistema Único de Saúde), além de representantes da área e pacientes de Guaíba e da região. 

Para acessar a Audiência, veja a transmissão feita pelo Facebook da Câmara aqui. 

Leia também