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AbbVie lança Atópicos, campanha de conscientização sobre dermatite atópica

 A série de animações, assinada pela FCB Health, retrata a realidade de pacientes que convivem com a doença

“A dermatite atópica (DA) como ninguém nunca viu”. Essa é a promessa da AbbVie em sua nova campanha Atópicos, criada pela FCB Health. O trabalho se destaca com uma série de animações produzidas em parceria com a Vetor Filmes. Feitos para serem “sentidos na pele”, cada peça da primeira temporada apresenta um perfil diferente de paciente e os impactos que a doença causa em suas vidas. Assista aqui.

“Queremos que essa campanha funcione como uma ferramenta importante para que a compreensão sobre a dermatite atópica aumente entre os pacientes e a sociedade em geral. Ainda existe muito estigma em relação à doença e é fundamental mostrar que se trata de uma condição crônica, não contagiosa e que pode ser controlada”, afirma Sérgio Pacheco, Diretor de Imunologia da AbbVie.

Para Mauro Arruda e Diego Freitas, ambos co-managing directors e diretores executivos de criação da FCB Health Brasil, “a comunicação de saúde precisa contribuir para acabar com esses estigmas usando a criatividade para agregar significado e relevância, e por isso uma série em linguagem de animação pode ser tão eficiente”.

O primeiro filme, Frio Escaldante, retrata as dificuldades dos pacientes durante as épocas mais frias do ano, apresentando os sintomas desencadeados pela doença, como coceira intensa, pele seca, sensação de ardência, distúrbios do sono e absenteísmo no trabalho. Já o segundo filme, Infância Deserta, aborda os impactos da doença em crianças, pois estima-se que 20% delas em todo o mundo vivem com dermatite atópic.

Por fim, o terceiro filme, Monstro no Armário, fala sobre como certos tipos de roupas ou tecidos podem desencadear episódios da doença, trazendo prejuízos na socialização e na saúde mental em adolescentes.

Toda a ideia foi desenvolvida para reforçar a mensagem de que a dermatite atópica é uma doença sistêmica e que se manifesta de dentro para fora. Por isso, os filmes foram visualmente concebidos para sempre revelar um mundo interior e um mundo exterior. A linguagem em animação foi escolhida por proporcionar mais liberdade de abstração, permitindo a criação de cenas bastante sensoriais em conjunto com um design de som impactante, como conta a dupla de diretores de criação da FCB Health Diogo Barbosa e Murilo Battistella.

“Todos os roteiros são baseados em histórias reais, e foram escritos de modo a representar ‘o mundo de dentro’, ou seja, aquilo que acontece debaixo da pele dos pacientes, que as pessoas que não convivem com dermatite atópica não conseguem enxergar ou compreender. São filmes para serem, de fato, sentidos na pele”, completam, destacando como objetivo maior a busca pela representatividade dos pacientes e, por isso, as metáforas que geram identificação com respeito e empatia pela condição do paciente.

O filme de estreia será veiculado na Globo em setembro, Mês de Conscientização da Dermatite Atópica, e os próximos estão previstos para veiculação em novembro, com exibições na TV aberta, on-line, digital e redes sociais. As animações podem ser vistas na íntegra no site atopicos.com.br, onde também estão disponíveis informações sobre a doença e materiais didáticos que explicam as metáforas que cada filme apresenta.

Além disso, o site apoia o paciente a encontrar um médico especialista em tratar a dermatite atópica, que pode ser um dermatologista ou um alergista, por meio das ferramentas de busca da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Todos os filmes são uma produção da Vetor Filmes, com direção de Gabriel Nóbrega, e da Canja Áudio Culture, com direção de Eduardo Karas, Lucas Sfair, Filipe Resende.

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